BLOG

O que é tratamento de canal?

Cáries profundas, fraturas ou até pequenos traumas, podem acarretar na necessidade de realizar o tratamento endodôntico, popularmente conhecido como canal. Mas afinal, o que é este tratamento?

 

Este procedimento consiste na remoção da polpa inflamada ou necrosada, que se encontra dentro da raiz do dente, por meio de instrumentação mecânica com auxílio de limas e irrigantes apropriados, a fim de promover a descontaminação das bactérias ali instaladas. 

O tratamento dói?

De modo geral, o mais desconfortável do tratamento é a anestesia. Após isso, pôde-se dizer que não é tão mais incômodo quanto uma restauração. No entanto, cada caso é um caso, sendo assim, não é possível afirmar que será totalmente indolor. 

O tratamento demora?

Hoje com o avanço da tecnologia temos aparelhos que nos permitem trabalhar com maior precisão e agilidade, logo, em sua maioria, é possível realizar o tratamento em sessão única.

Quais cuidados devo ter?

Muitos pacientes acreditam que após o término do canal, não é necessário realizar nenhum outro procedimento, mas é de suma importância que o dente seja restaurado ou reabilitado proteticamente, para que não haja recontaminação do canal por meio de fluidos salivares e até possíveis fraturas que possam condenar o dente a extração. Vale ressaltar também, que o dente tratado endodonticamente ainda pode ser acometido por cáries, portanto, manter a boa higiene e consultas de prevenção é primordial. 

Dor de dente e suas causas

Assim como as máquinas que funcionam apenas quando tudo está em ordem, o corpo humano também. Deste modo, a dor é sempre um indicativo de que algo está errado e não seria diferente com os dentes. Mas, o que pode causar dor? 

 

Muitos podem ser os motivos para isto e dentre eles estão: microfissuras do esmalte, deixando o dente mais vulnerável; retração gengival; problemas de má oclusão (dentes tortos, desalinhados) e até mesmo na articulação; mas a mais comum ainda é a lesão de cárie. A cárie em estágio inicial pode causar uma sensibilidade leve a doces ou  gelados, por exemplo. Já em estágios avançados, quando alcança a polpa/nervo do dente, pode causar dores fortes, irradiadas e que demoram mais para passar. Neste estágio é necessário realizar o tratamento de canal.

Como é a dor de canal?

A doença pulpar é composta por dois momentos: quando a polpa ainda está viva e quando ela já necrosou/mortificou. 

A dor de um dente vivo que está passando por uma inflamação e precisará de canal normalmente se inicia com dor aguda ao gelado que demora a passar e normalmente é provocada, já em fase mais avançada, ela é espontânea, pulsátil, dói com quente e diminui com gelado. Esses sintomas podem irradiar para o ouvido e cabeça, pois dependendo da região dental ela se comunica por terminações nervosas a musculaturas da região temporal e mandibular, que são músculos íntimos do ouvido e da cabeça. E por fim, a polpa morre. Na fase de polpa necrosada/mortificada o sintoma mais comum  é o incômodo ao morder e um sinal importante, é a bolinha de pus que aparece acima do dente, bem na região da gengiva e comumente gerando alteração da cor da mesma. É importante ressaltar, que nesta fase, apesar de quase nunca haver dor, existe ai a contaminação por bactérias, sendo necessário tratar o canal o quanto antes.

Retratamento de de canal

É possível que haja a necessidade de retratamento. Isto porque, quando tratamos endodonticamente de um dente, estamos lidando com bactérias que normalmente são muito resistentes e, como é um meio biológico, também dependemos da resposta do organismo do paciente. No mais, também lidamos com anatomias diferentes e complexas, onde às vezes, não é possível tratá-las por completo. Sem contar outros fatores extrínsecos, como novas cáries, dentes reabilitados inadequadamente, ou até mesmo a exposição da raiz tratada por fraturas da coroa, causando assim, a recontaminação da mesma. Por isso, seguir as recomendações do cirurgião dentista são tão importantes, assim como fazer este procedimento com um profissional especializado.

Dra. Paloma Mayume Moriguti Igarashi

CROSP 107.126

Quer marcar uma consulta

ou tirar alguma dúvida?

+55 11. 94599-6686

Estamos na zona sul de São Paulo, bem perto de você!

+55 11. 3739-0681

Rua Dr. Flávio Américo Maurano, 940 – 1º andar – sala 1 – Fazenda Morumbi – São Paulo – SP, 05656-020

 

Copyright © 2021 Só Dente – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por AG Patagônia