BLOG

Ortodontia

O que é Ortodontia?

A Ortodontia é a área da Odontologia dedicada ao estudo, à prevenção e ao tratamento das disfunções dento-faciais.

Usar aparelho dói?

No início, logo após a instalação, o paciente pode sentir incômodo ao mastigar. Mas fique tranquilo, normalmente essa sensação passa dentro das primeiras 48 horas.
Depois desse período o paciente já se habitua com o aparelho e no decorrer do tratamento forças leves e controladas são disparadas a cada ativação.

Por que isso ocorre?

Toda movimentação dentária envolve um processo inflamatório induzido afim de que o dente se desloque como um todo (coroa e raiz). Esse evento biológico é benvindo e necessário para vermos resultados.

Será que eu preciso de tratamento ortodôntico?

O profissional habilitado pra realizar seu diagnóstico e te dar essa resposta é o Especialista em Ortodontia, que dedicou 3 anos de pós-graduação nesse assunto. Porém, o paciente deve levar suas queixas quanto ao posicionamento de seus dentes e sua mordida, pois essa atitude já nos traz mais informações.

Por onde começar o tratamento?

Uma vez diagnosticado através de exames complementares, comumente chamados de “documentação ortodôntica”, o especialista em Ortodontia irá estabelecer um Plano de Tratamento.

Quais são os tipos de aparelhos ortodônticos?

Atualmente temos várias linhas filosóficas a serem seguidas na Ortodontia, as quais podem variar de acordo com o estágio de crescimento craniofacial (fator idade) e do tipo de dentição do indivíduo (dentição decídua ou permanente).
De uma maneira geral, existem os aparelhos Ortopédicos, os aparelhos Fixos (com bráquetes) e os alinhadores transparentes.

Quando se usa o Aparelho Ortopédico e como eles são?

Os aparelhos ortopédicos se fazem necessários quando encontramos um diagnostico de tendência discrepante no crescimento dos ossos maxilares (maxila ou mandíbula). A atuação precoce em algumas situações poderá amenizar discrepâncias futuras ou até mesmo, em alguns casos, corrigir aquelas já consolidadas.
Esses aparelhos podem ser móveis ou fixos, metálico-fundidos ou de acrílico. Dependerá de cada caso.

Quando se usa o Aparelho Fixo e como eles são?

Indica-se o uso de aparelhos fixos quando queremos compensar alguma maloclusão ou quando é preciso preparar o paciente para cirurgia ortognática.
Os aparelhos fixos são constituídos por bráquetes colados diretamente nos esmaltes dos dentes, com uma resina específica para isso. Os arcos passam por dentro dos braquetes e juntos eles orientam as forças exercidas sobre os dentes.
Eles podem ser metálicos, poliméricos ou cerâmicos.
A escolha do tipo de bráquete também varia de acordo com a exigência estética de cada paciente.

Quando se usa os Alinhadores e como eles são?

Uma opção de aparelho diferenciada, para quem busca estética e facilidade na higiene.
São placas removíveis feitas com um material polimérico e transparente. Confortáveis e versáteis, são uma ótima opção para tratar pequenas implrfeições no sorriso.

Dra. Karen Larisse Rampim

CROSP 116.039

Quer marcar uma consulta

ou tirar alguma dúvida?

+55 11. 94599-6686

Estamos na zona sul de São Paulo, bem perto de você!

+55 11. 3739-0681

Rua Dr. Flávio Américo Maurano, 940 – 1º andar – sala 1 – Fazenda Morumbi – São Paulo – SP, 05656-020

 

Copyright © 2021 Só Dente – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por AG Patagônia