- (11) 94599-6686
- (11) 3739-0681
- Seg - Sex: 9:00 - 19:00 e Sáb: 9:00 - 15:00
BLOG
Ortodontia
A Ortodontia é a área da Odontologia dedicada ao estudo, à prevenção e ao tratamento das disfunções dento-faciais.
No início, logo após a instalação, o paciente pode sentir incômodo ao mastigar. Mas fique tranquilo, normalmente essa sensação passa dentro das primeiras 48 horas.
Depois desse período o paciente já se habitua com o aparelho e no decorrer do tratamento forças leves e controladas são disparadas a cada ativação.
Toda movimentação dentária envolve um processo inflamatório induzido afim de que o dente se desloque como um todo (coroa e raiz). Esse evento biológico é benvindo e necessário para vermos resultados.
O profissional habilitado pra realizar seu diagnóstico e te dar essa resposta é o Especialista em Ortodontia, que dedicou 3 anos de pós-graduação nesse assunto. Porém, o paciente deve levar suas queixas quanto ao posicionamento de seus dentes e sua mordida, pois essa atitude já nos traz mais informações.
Uma vez diagnosticado através de exames complementares, comumente chamados de “documentação ortodôntica”, o especialista em Ortodontia irá estabelecer um Plano de Tratamento.
Atualmente temos várias linhas filosóficas a serem seguidas na Ortodontia, as quais podem variar de acordo com o estágio de crescimento craniofacial (fator idade) e do tipo de dentição do indivíduo (dentição decídua ou permanente).
De uma maneira geral, existem os aparelhos Ortopédicos, os aparelhos Fixos (com bráquetes) e os alinhadores transparentes.
Os aparelhos ortopédicos se fazem necessários quando encontramos um diagnostico de tendência discrepante no crescimento dos ossos maxilares (maxila ou mandíbula). A atuação precoce em algumas situações poderá amenizar discrepâncias futuras ou até mesmo, em alguns casos, corrigir aquelas já consolidadas.
Esses aparelhos podem ser móveis ou fixos, metálico-fundidos ou de acrílico. Dependerá de cada caso.
Indica-se o uso de aparelhos fixos quando queremos compensar alguma maloclusão ou quando é preciso preparar o paciente para cirurgia ortognática.
Os aparelhos fixos são constituídos por bráquetes colados diretamente nos esmaltes dos dentes, com uma resina específica para isso. Os arcos passam por dentro dos braquetes e juntos eles orientam as forças exercidas sobre os dentes.
Eles podem ser metálicos, poliméricos ou cerâmicos.
A escolha do tipo de bráquete também varia de acordo com a exigência estética de cada paciente.
Uma opção de aparelho diferenciada, para quem busca estética e facilidade na higiene.
São placas removíveis feitas com um material polimérico e transparente. Confortáveis e versáteis, são uma ótima opção para tratar pequenas implrfeições no sorriso.
Dra. Karen Larisse Rampim
CROSP 116.039
Estamos na zona sul de São Paulo, bem perto de você!
Rua Dr. Flávio Américo Maurano, 940 – 1º andar – sala 1 – Fazenda Morumbi – São Paulo – SP, 05656-020
Copyright © 2021 Só Dente – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por AG Patagônia
Fale Conosco