BLOG

Tudo que você sempre quis saber sobre implante dentário

O implante dentário é uma técnica de reabilitação oral que permite a fixação de uma prótese dentária de forma permanente. Como traz mais segurança e as técnicas não param de evoluir, a preferência por esse modelo de tratamento aumenta a cada dia.

 

Diante de tanta procura por esse procedimento, é comum que existam dúvidas sobre quais os tipos de implantes disponíveis, as indicações e contraindicações para fazer a cirurgia, os benefícios para a saúde e os cuidados que são necessários antes e depois da intervenção cirúrgica.

O que é um implante dentário?

O implante dentário é um procedimento em que um pino de titânio é utilizado para substituir a raiz do dente. Ele é fixado ao osso por meio de uma cirurgia e, após a integração óssea, é feita a colocação da prótese definitiva.

 

O titânio é utilizado, pois tem a capacidade de fazer com que o osso grude no pino de forma permanente. Portanto, se trata de um metal que é biocompatível com o nosso organismo, o que elimina o risco de rejeição.

 

Outra característica importante desse material é que ele não é corrosivo, ou seja, não enferruja por estar em contato com o ambiente úmido da nossa boca. Por todas essas características, o implante é uma forma segura e duradoura para a reabilitação oral.

Como funcionam os implantes dentários?

Por serem integrados ao osso, os implantes oferecem um suporte estável para os dentes artificiais. Próteses parciais e totais montadas sobre implantes não escorregarão nem mudarão de posição na boca, um grande benefício durante a alimentação e fala. Esta modalidade de prótese é chamada “prótese sobre implante” e confere ao paciente mais segurança em todas as funções bucais, proporcionando uma situação mais natural do que pontes ou dentaduras convencionais.

 

Para algumas pessoas, as próteses e dentaduras comuns são simplesmente desconfortáveis ou até inviáveis, devido a pontos doloridos ou falta de adaptação a estes aparelhos. Além disso, as pontes comuns devem ser ligadas aos dentes em ambos os lados do espaço deixado pelo dente ausente. Com a colocação de implantes não é necessário preparar ou desgastar um dente natural para apoiar os novos dentes substitutos no lugar como é feito em pontes fixas convencionais.

Qual é o momento ideal para colocar o implante?

Isso varia bastante. Na prática, o dentista vai fazer uma avaliação das necessidades do paciente, determinando o momento ideal para a colocação do implante.

 

Nesse contexto, é fundamental a análise de um dentista, que vai avaliar as especificidades daquele paciente. Aqui na Clínica Só Dente contamos com especialistas capazes de determinar o momento e o tipo de tratamento mais indicado para cada caso. Depois da avaliação do dentista da Clínica Só Dente, é realizado os exames, e logo em seguida agendado o procedimento cirúrgico no consultório. Ele demora cerca de uma hora, e é realizada anestesia local.

 

Em algumas situações, principalmente aquelas que envolvem áreas mais estéticas, após a instalação do implante, realizamos na mesma sessão a colocação de um dente provisório que muitas vezes não poderá ser utilizado ainda para o paciente mastigar mas dará o conforto estético do sorriso e da fala. Passado um período de 1 à 6 meses, dependendo de alguns fatores e da qualidade do implante, trocamos esse dente provisório pelo definitivo de porcelana.

 

Como cada caso exige um planejamento e conduta clínica, nada melhor do que realizar uma consulta para saber o que é melhor para você.

Quer marcar uma consulta

ou tirar alguma dúvida?

+55 11. 94599-6686

Estamos na zona sul de São Paulo, bem perto de você!

+55 11. 3739-0681

Rua Dr. Flávio Américo Maurano, 940 – 1º andar – sala 1 – Fazenda Morumbi – São Paulo – SP, 05656-020

 

Copyright © 2021 Só Dente – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por AG Patagônia